Desabafo sobre padrões de beleza e falta de padrões nas roupas

15.5.14

Hoje o post não terá uma resenha e nem uma dica cultural ou gastronômica. Hoje resolvi fazer um pequeno desabafo sobre um tema um tanto polêmico: as frustrações e situações embaraçosas que o atual “padrão de beleza” nos faz passar. Não me considero uma mulher gorda, mas também não sou padrão top model. Passo por cima do meu orgulho e digo aqui minhas medidas para vcs: tenho 1,65m de altura, 65kg, 88cm de busto (mas muito mais por ter costas largas, já que tenho seios pequenos), 75cm de cintura (mas cintura mesmo, a parte mais fina, porque tenho uma barriguinha que não me abandona rs) e 110cm de quadril! Exatamente, mais de um metro de circunferência de poupança! Veja aqui que por mais que eu não seja considerada gorda, eu tenho um quadril avantajado de manequim 42/44 (dependendo da loja) que – por mais absurdo que possa me parecer – na nossa sociedade já é denominado “plus size”.

"Padrão de beleza" dos anos 50: talvez eu me
desse melhor nessa época rs
Depois de situar vocês na minha realidade, vamos às considerações. Eu uso blusas P/M e calças, saias ou shorts de G para cima! Já nota-se que, no que diz respeito aos vestidos, tenho um sério problema para achar algo que se adeque ao meu corpo sem precisar de ajustes (haja costureira!). Mas a pior parte disso tudo é a falta de uma padronização de medidas na indústria da moda no Brasil. A pior parte é, como se já não bastasse termos que lidar com o “padrão beleza de passarela” (que para mim é deturpado uma vez que faz com que cada vez mais meninas na nossa sociedade desenvolvam distúrbios alimentares tentando alcança-los e ainda chama uma modelo 42 de plus size!), somos obrigadas a entrar em lojas e ver uma calça que deveria ter na etiqueta o número 38, trazendo a numeração 42! É deprimente quando a gente entra em uma loja e o maior tamanho disponível deveria caber apenas em uma adolescente saudável! E mais triste ainda quando a vendedora já te olha (isso quando não chega a dizer) como se tivesse certeza de que nada ali caberá em você.

Veja bem que eu não sou tão gordinha e já me sinto assim. Penso então nas meninas que estão ainda mais fora desses ditos “padrões”... E sempre ponho “padrões” entre aspas porque não considero que beleza deva ter um padrão. O que é belo para mim, pode não ser para você. E é exatamente aí que está a graça de ser humano! Somos diferentes e gostamos de coisas diferentes! Imagina que sem graça seria se fossemos todos iguais ou gostássemos sempre das mesmas coisas... Eu por exemplo não curto pessoas mega saradas, mas isso sou eu. Respeito quem gosta. Mas também não me venham empurrar goela abaixo um “padrão” porque eu tenho o direito de ser como eu quiser! E o que me deixa indignada é que a indústria da moda não nos dá essa opção quando diz que todas devemos caber num jeans 38 (que parece 34).

Se pelo menos todas as lojas seguissem a mesma tabela de medidas, eu teria certeza que poderia entrar em qualquer uma e pedir sem medo um 42 (ou 44) sem passar pelo constrangimento de não caber e ter que pedir um maior (e lidar com a cara de deboche de algumas vendedoras ou ouvir que não tem maior). Se em alguns países isso já ocorre – como no caso dos EUA em que algumas fast fashions nem tem provadores – por que será que é tão difícil fazer isso no Brasil? Juro que não entendo... E não entendo também o motivo de tamanhos “plus size” (que não deveriam ter esse nome) não estarem disponíveis em todas as lojas. Por que uma menina com mais corpo não pode se vestir com a roupa igual a da magrinha? Tudo bem que a gente deve observar o que fica mais legal no nosso corpo, mas cada um deve ter o direito de vestir algo que o faça sentir-se bem, ora!

A verdade é que, por mais “utópico” que esse meu desejo seja na nossa atual sociedade, eu ainda sonho com o dia em que todos aboliremos esses “padrões de beleza” e valorizaremos o que tem de mais bonito em cada um. E sonho também com lojas que não mintam nas etiquetas, que tenham uma tabela realista e decente, usada em todas as marcas para que possamos saber exatamente quanto vestimos em qualquer parte do país e, quiçá do mundo sem passar por constrangimentos desnecessários!

0 comentários

Obrigada por comentar! Todos os comentários passam por moderação antes de ficarem disponíveis. Mas em breve ele será lido e respondido. Beijos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...